segunda-feira, 28 de junho de 2010

A Juventude.


Os jovens sempre foram contestadores, sempre discordaram dos erros dos adultos, sempre lutaram positivamente pelo que pensam. No entanto, nos dias de hoje isso é raro! Muitos deles amam o sistema social criado pelos adultos, sistema que os tranforma em consumidores e sufoca sua identidade e seus projetos.
É a geração que quer tudo rápido, pronto, sem elaborar, sem batalhas para conquistar. É a geração que não sabe unir diciplina com sonhos, que procura usar processos ''mágicos'' para lidar com suas frustrações, que tem dificuldades de pensar antes de reagir.
Muitos jovens não tem proteção emocional. Alguns são derrotados por uma área do corpo que rejeitam, outros pelas roupas que não caem bem, outros ainda pela rejeições, ciúmes, medo da perda, tímidez, provas escolares, decepções.
Você vai se surpreender ao perceber que os filhos brilhantes e os alunos facinates, não são aqueles que são sempre bem comportados, os que não falham, não choram ou não tropeçam. Mas, aqueles que aprendem a desenvolver a conciência crítica, decidir seus caminhos, trabalhar seus erros, construir tolerância.
São os que constroem projetos de vida e lutam para a concretização deles. E, acima de tudo são os que dão uma nova chance para si mesmo e para os outros quando fracassam.
'' Bons jovens se preparam para o sucesso.
Jovens brilhantes se preparam para as derrotas.
Eles sabem que a vida é um contrato de risco e que não há caminhos sem acidentes. Portanto, têm conciência de que ninguém é digno do pódio se não usar suas derrotas para conquista-lo. ''

Nenhum comentário:

Postar um comentário