quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Gravidez na adolescência







No Brasil a cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem são filhas de adolescentes. A grande maioria dessas adolescentes não tem condições financeiras nem emocionais para assumir a maternidade e, por causa da repressão familiar, muitas delas fogem de casa, quase todas abandonam os estudos sem contar as milhares de jovens que optam pelo aborto ou até mesmo abandonam os filhos em corregos, lixeiras, casas de pessoas estranhas e nos orfanatos.
Para começarmos, temos que entender que a adolecência é um período muito conturbado, é um período de decisão na vida da pessoa. Há decisões que tomamos na adolescência que nos influenciarão por toda a vida. É uma fase de transição entre a infância e a fase adulta, neste período ocorrem várias, tranformações tanto no modo de agir e se comportar, quanto no corpo das meninas. Uma fase extremamente importante para a vida de uma pessoa pois é nesta fase que se forma a personalidade. É nesta fase também que acontece o primeiro beijo, e para muitas até a primeira relação sexual.
Adolescentes que iniciam a atividade sexual cedo, e engravidam, muitas vezes têm isso no histórico familiar. As estatísticas mostram que a idade do início da atividade sexual ocorre entre 14 e 17 anos. Porém o que muitas vezes vemos é que as relações sexuais estão acontecendo mais cedo do que se estima. Porém oque muitas vezes vemos é que as relações sexuais estão acontecendo antes dos 14 anos. Hoje em dia nunca ter beijado aos 14 anos pode se tornar um fato de insegurança e discriminação para ás adolescêntes em geral, e esse medo de ser discriminada acaba acarretando o primeiro beijo mais cedo oque nos leva diretamente para a primeira relação sexual precoce. Segundo a Organização Mundial da Saúde Mais de 90% dos adolescentes conhecem os preservativos e algum método anticoncepcional e 30% usam esses métodos nas primeiras relações sexuais.
A pergunta é porque a maioria não se previne? Muitos pais não tem esse tipo de conversa com os filhos, hoje em dia ás escolas ensinam como e porque devem se proteger, entre tanto cabe aos pais conversar com os filhos e educá-los sexualmente também, alertando sempre a importância de se previnir, evitando assim uma futura gravidez indesejada.
Assim, podemos concluir que a gravidez na adolescência hoje em dia não ocorre devido a de falta instrução e métodos de prevenção, mas sim devido a falta de diálogo entre pais e os filhos. As mulheres têm que saber falar não, tem que aprender a impor mais as suas opiniões e negar mais a opinião da sociedade, pois muitas vezes o que a sociedade impõe como certo ou melhor, não é o melhor nem o certo pra você. Cabe aos adolescêntes pensarem o que querem realmente pra vida e começarem a ter consciência que precisam se prevenir porque uma gravidez precosse influenciará por toda a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário